Minicurso de Verão

(Introdução à programação de áudio e jogos)

Sala 130 - Laboratório de Computadores

Nas segundas e sextas das 13:30 às 15:00 horas e nas quartas das 10:30 às 12:00 horas entre os dias 20 de janeiro e 14 de fevereiro. Sim, haverá aula no feriado!

Palestrantes: Vitor Rolla, Ezequiel Soto, Pedro Souza, José Eduardo, Santiago Guisasola

Descrição: Este minicurso tem como objetivo ensinar os fundamentos da programação de computadores (lógica, loops, funções, objetos, classes) assim como tópicos mais avançados (multi-threading, eventos e sinais) através da linguagem de programação de áudio Chuck e do motor de jogos Unity. A linguagem de programção do Unity é C#.

Aula 1: Fundamentos: Programação de Som, Ondas e ChucK; Introdução ao Curso; História e Introdução ao Chuck; Faça o download e instale; Tipos de dados e variáveis; Hora em Chuck; Estruturas de Controle

Aula 2: Bibliotecas e matrizes; Biblioteca Padrão e Conversão de Unidades; Números Aleatórios; Biblioteca de Matemática; Matrizes; Exemplos

Aula 3: Manipulação de Arquivos de Som; Amostras e Manipulação de Arquivos de Som; Configuração de Arquivo de Som; SndBuf; looping SndBuf; Reverter uma amostra; Reprodução Estéreo

Aula 4: Funções; Introdução às Funções; Exemplos de Funções Básicas; Local vs. Global; Recursão; Funções para Acordes

Aula 5: Geradores de Unidades e Modelos Físicos; Introdução aos Geradores de Unidades; Modulação de Frequência; Introdução aos Modelos Físicos; Filtros; Efeitos de Áudio; Modelos Físicos; Barra Modal e agitadores

Aula 6: Multi-threading e simultaneidade; Introdução à Concorrência; Concorrência no Chuck; Comandos da Máquina; Arquitetura de Composição

Aula 7: Objetos e Classes; Introdução à programação orientada a objeto; Objetos; Classes; Sobrecarga; Privado vs. Público; Herança

Aula 8: MIDI; Eventos; Sinal; Controladores MIDI

Aula 9: Introdução ao Unity; Instalação; Interface; Conceitos da ferramenta

Aula 10: Scripts no Unity; Introdução ao C#; Programação de comportamentos

Aula 11: Chunity = Chuck + Unity; Interface de programação do Chunity; Exemplos

Aula 12: Criando um jogo simples; Criando o jogador; Controle de câmera; Tratamento de colisão; Adição de áudio

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