Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Geometria Computacional - 2001

2a Lista de Exercícios

Para 24/04/2001

  1. Mostre que a área de um quadrilátero convexo plano abcd é dada por S = |ac ´ bd|. A fórmula continua válida se o quadrilátero não é convexo (mas é simples)?
  1. Este problema aborda uma forma de determinar a orientação de um polígono simples
    P = p1p2...pn diferente da vista em aula.
  1. Seja pi o vértice de P de abscissa mínima (se houver mais que um, escolha dentre eles o que também tem ordenada mínima). Diga como obter a orientação de P a partir da orientação do triângulo pi–1pipi+1.
  2. É realmente necessário que pi seja o vértice de abscissa mínima?
  3. Em sala foi feita a afirmativa de que a orientação de um polígono é uma propriedade global do polígono. O método em (a) contradiz esta afirmativa?

 

  1. Seja P = p1p2pn um polígono convexo do plano. Diga como determinar se um ponto p do plano é interior ou exterior a P, em tempo O(log n), supondo que os vértices estejam armazenados em um vetor. Explique porque isto não vale se os vértices estão armazenados em uma lista encadeada.
  1. O problema de clipping (ou recorte, ou cerceamento) é extremamente relevante em Computação Gráfica. Dada uma curva e um polígono, deseja-se saber que porções desta curva são interiores ao polígono. Neste problema, consideraremos o caso particular em que a curva é um segmento de reta e o polígono é um triângulo. Consideremos um triângulo de vértices P1, P2 e P3 e um segmento de extremos A e B. Sejam (a1, a2, a3) e (b1, b2, b3) as coordenadas baricêntricas de A e B em relação a P1, P2 e P3.
  1. Que condição deve ser satisfeita para que o segmento AB esteja completamente contido no triângulo?
  2. Encontre condições sob as quais podemos garantir que o segmento AB é completamente exterior ao triângulo.
  1. Suponha que ambos os testes acima falhem para o segmento AB. Diga como encontrar o ponto em que o segmento corta um dado lado (por exemplo, P1P2), utilizando coordenadas baricêntricas.