IBM Brasil, Anima Mundi e IMPA apresentam software de animação em Linux


O MUAN será utilizado como ferramenta educacional em escolas públicas, inicialmente no Rio de Janeiro, através do Anima Escola

Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 - O Anima Mundi, a IBM Brasil e o IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada - apresentam, durante a 12ª edição do Festival Anima Mundi, que acontece de 9 a 18 de julho, no Rio de Janeiro, e de 21 a 25 de julho, em São Paulo, o software de animação MUAN: Motion Universal ANalyzer. Através dele torna-se simples e rápido filmar e editar em vídeo digital cenas feitas em praticamente qualquer técnica de animação.

O MUAN, desenvolvido no sistema Linux pelas equipes do Anima Mundi e do Laboratório VISGRAF do IMPA, liderada pelo Prof. Dr. Luiz Velho, coordenador do laboratório, conta com uma metodologia específica para a introdução da animação no currículo das escolas de ensino fundamental, através do Projeto Anima Escola.

O Anima Escola é um projeto desenvolvido pelo Anima Mundi há quatro anos para levar às escolas municipais as atividades didáticas desenvolvidas e aperfeiçoadas nos onze anos do festival. O projeto capacita os professores a utilizar a técnica e a arte do cinema de animação como recurso didático, além de promover oficinas práticas que estimulam alunos e mestres a se expressarem neste tipo de linguagem audiovisual.

Ao conhecer a eficiência educacional do Anima Escola, a IBM Brasil decidiu apoiá-lo e potencializar algumas de suas atividades, integrando-as ao projeto Reinventando a Educação - uma atividade mundial da empresa. O Reinventando a Educação tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, através da implantação de soluções tecnológicas inovadoras nas escolas, com foco no desenvolvimento profissional dos professores.

"A parceria entre a IBM e o projeto Anima Escola aconteceu naturalmente, uma vez que os professores são também os agentes de transformação e a tecnologia é parte integrante de todas as atividades que fazem parte do Anima Escola", explica Patricia Menezes, executiva de programas de responsabilidade social da IBM Brasil.

Para a realização do projeto Anima Escola, a IBM disponibilizou durante a etapa inicial do projeto 4 kits compostos de uma câmera de vídeo com conexão firewire, um tripé e um notebook. Por ser portátil, leve e de fácil manuseio, a solução elimina a dificuldade das escolas de terem acesso a equipamentos adequados para animação. Em suas próximas versões, o software aplicativo será compatível com os computadores desktop existentes nas escolas. Novos kits estarão sendo disponibilizados pela IBM, através do Reinventando a Educação, ainda em julho.

O MUAN será testado durante o segundo semestre de 2004 nas escolas e disponibilizado para toda a comunidade em 2005, através dos sites da IBM, IMPA e Anima Mundi. Por ser desenvolvido no sistema operacional Linux, o MUAN tem um grande potencial de integração e flexibilidade e viabiliza para escolas públicas o acesso a um sistema que até então era inacessível pelo alto custo da solução (superior a US$ 3500, sem computar o custo da câmera e do tripé). Após o Anima Mundi, o MUAN deve começar a percorrer os colégios do Rio de Janeiro.

"No cinema de animação, que lida com a manipulação do tempo, a liberdade de movimentos e a experimentação de novas tecnologias é parte essencial do processo e do resultado. Agilidade, transformação e diversidade são fundamentais, e é isso que esperamos de uma solução baseada em uma plataforma como o Linux, que está em contínua evolução e tem a possibilidade de uma verdadeira democratização da informática" - afirma César Coelho, diretor do Festival Anima Mundi. "Com o Anima Escola perseguimos o sonho de colocar todo o potencial de transformação e evolução desta linguagem a serviço da sociedade, tornando acessíveis ferramentas de produção para que todos possam usar a mágica da animação como meio de expressão." - completa Coelho.

Sobre o Anima Escola
Após algumas experiências bem-sucedidas com escolas particulares, o Anima Escola realizou um amplo programa de realização de cursos, oficinas e produção de filmes com as escolas municipais cariocas, graças a um convênio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

O Projeto Anima Escola é composto de 4 etapas: apresentação e demonstração para os professores de como as técnicas de animação podem ser incorporadas no currículo escolar; transmissão de todo aprendizado para os alunos; seleção de alunos e professores que se destacaram para a capacitação; capacitação de professores e alunos na utilização de notebooks, câmeras e software de animação.

De acordo com César Coelho, do Anima Mundi, entre as ações do Anima Escola está a montagem de um banco de dados constituído pelos filmes produzidos pelos alunos sobre os mais diversos temas para livre acesso a toda população estudantil, como ferramenta de apoio pedagógico.

Sobre a IBM
A IBM, a maior empresa de tecnologia de informação do mundo, é líder em serviços, criação e desenvolvimento das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, incluindo soluções de software, hardware e de serviços.

Sobre o Laboratório VISGRAF do IMPA
O Laboratório VISGRAF foi criado em 1989 com o propósito de atuar nas áeas de Visão Computacional, Computação Gráfica e Multimídia. O Laboratório realiza atividades em ensino, pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, o VISGRAF se situa entre os mais importantes grupos destas áreas no Brasil e no exterior.