Um Sketch sobre Modelagem Baseada em Sketches (SBIM)


Tutorial - SIBGRAPI 2010




Instrutores


Resumo


Modelagem e Interfaces baseadas em Sketches (SBIM) tem sido uma linha de pesquisa em modelagem geométrica, para criar aplicações mais acessíveis e naturais aos usuários. Pretendemos discutir esse tema, apresentando técnicas e resultados de alguns dos principais trabalhos da área. Apresentaremos uma breve conceituação teórica da área e abordaremos as principais decisóes de um projeto de aplicação SBIM.

Pretendemos discutir os aspectos de modelagem, como: representação de um objeto, técnicas de criação e edição utilizando sketches. Discutiremos possibilidades de modelagem surgidas ao usar diferentes dispositivos para aquisição dos dados (como Tablets e Interfaces Multitoques). Apresentaremos alguns aspectos relacionados a aplicações SBIM, como metas para construir uma boa interface de modelagem, possíveis objetos de interface e controle da aplicação usando gestos.

Ao fim deste tutorial, pretendemos que os participantes tenham uma visão geral da área, conhecendo os principais trabalhos, assim como possibilidades, desafios e tendências.


Motivação


Modelagem geométrica é uma área amplamente estudada em Computação gráfica. Estudos recentes têm apresentado uma tendência de modelar objetos gráficos 3D a partir de curvas planas desenhadas pelo usuário (sketches). A utilização de sketches em Modelagem deve-se ao fato deste ser um ótimo instrumento para transmitir a essência de um objeto a partir de poucas curvas. Outra grande vantagem da utilização dos sketches é o seu uso no controle de aplicações. A área de estudo de métodos de modelagem e criação de interfaces baseadas em sketches ficou conhecida como SBIM (Sketch-based Interface and Modeling). Vários trabalhos tem sido publicados na área, apresentando resultados interessantes de objetos modelados utilizando sketches para descrever algumas características destes, usadas como entrada para métodos de modelagem.

Além de possibilitar modelar objetos 3D com poucos traços, o que simplifica e acelera o processo de modelagem, sketches podem ser utilizados como ferramenta de controle de aplicações. Dessa forma, um sketch (ou como também chamado, um gesto) pode iniciar uma operação na aplicação. Isso permite criar aplicações mais limpas, com as funcionalidades acessiveis, e interação mais natural ao usuário. Essa tendência é uma contrapartida ├ás complicadas interfaces de alguns conhecidos softwares de modelagem utilizando o paradigma WIMP (que possuem muitos botões, ícones, menus aninhados, janelas auxiliares, entre outras widgets).

Diversos cursos sobre SBIM tem sido ministrados nos principais congressos internacionais de Computação Gráfica e Modelagem Geométrica. Pretendemos nesse tutorial trazer essa discussão aos participantes, transmitindo as principais ideias da área, apresentando possibilidades, desafios e tendências da área.


Materiais



Tópicos abordados no Tutorial


  • Tópicos de pesquisa - 30 minutos
  • Historico e conceituação - 30 minutos
  • Modelagem de Curvas - 30 minutos
  • Interação e Aplicaçõs SBIM - 30 minutos

  • Intervalo - 30 min

  • Modelagem baseada em sketches - 40 min
  • Conclusão - 10 min



Links Interessantes