Projeto: Modelagem e Visualização de Terrenos baseada em Sketches




Modelagem de terrenos é um problema inerente a aplicações de diversas categorias, entre as quais podemos citar: aplicações geográficas; simulações de vôos e de combates; criação de ambientes para filmes, animações e games; etc. Neste trabalho abordamos alguns conceitos referentes a modelagem e visualização de terrenos. Para modelar um terreno é necessário definir como serão feitos os processos de especificação, representação e síntese. A nossa abordagem consiste em realizar a especificação através de sketches; representar um terreno através de um mapa de altura; e sintetizar o terreno utilizando uma malha adaptada 4-8, aplicando uma técnica de shading (Gouraud Shading), além de um processo de colorização.

Os resultados apresentados foram desenvolvidos utilizando a primeira versão do software SBT (Sketch-Based Terrain). Mais informações deste trabalho podem ser obtidas na apresentação realizada como requisito obrigatório da disciplina Sistemas Gráficos 3D, em 01 de julho de 2010 no IMPA. Esses resultados são os primeiros da minha pesquisa da dissertação de mestrado. Os avanços deste trabalho serão apresentados na seção research. na medida em que forem desenvolvidos.

A aplicação citada, para a modelagem e visualização dos terrenos, possui mais de 8600 linhas de código, e foi desenvolvida utilizando Qt e OpenGL. Abaixo segue um exemplo da interface dessa aplicação.

A seguir apresentaremos alguns resultados obtidos neste trabalho: