Assigment 13: Local Illumination

Pacote com a versão final da Tarefa 13: [ tar ].
Para compilar todas as tarefas basta descompactar o arquivo e executar um make all.


2 - Write a program that computes the diffuse illumination model at one point on a surface and different positions of a light source. Make the angle between the surface normal and the light direction vary between 0 and 90 degrees. The program should print the light source position and the value computed by the model.

Para a tarefa 13, foi implementado um aplicativo que calcula a iluminação de um ponto em uma superficie. O ponto escolhido para teste é (0.0, 0.0, 0.0) e a normal da superfície neste ponto é (0.0, 1.0, 0.0). Escolheu-se uma luz pontual inicialmente posicionada em (-10.0, 0.0, 0.0) e sendo girada em 180, no plano XY, a uma das 10 iterações. Note que na 5a e 6a iteração a iluminação assume seu valor máximo, pois o angulo entre o vetor da incidencia da luz no ponto e a normal da superficie neste ponto assume seu valor mínimo, e portanto o fator do cosseno deste angulo, na equaçao de Lambert, assume seu valor máximo.

A Figura abaixo mostra um exemplo de execução deste aplicativo no terminal.

[ code ]